A RUPTURA DO SEYENDE – CORPO,MAL E LIBERDADE NAS PRELEÇÕESPRIVADAS DE STUTTGART DE SCHELLING
Palavras-chave:
Schelling, Corpo, Mal, Liberdade, Stuttgart, SeyendeResumo
O objetivo deste artigo intitulado “A ruptura do Seyende” é duplo. Por um lado, pretendemos apresentar ao leitor pela primeira vez a concepção completa do corpo de Schelling em suas Palestras Particulares de Stuttgart como um momento marcante de sua metafísica média dominada pela formulação metafísica de um “realismo superior” que revigora o papel do corpo na vida e na experiência humana. Por outro lado, tentaremos destacar as inter-relações textuais e teóricas entre esta teoria schellinguiana do corpo e a discussão metafísica mais ampla sobre dualismo, pluralismo e epifenomenalismo ao pensar a corporeidade e sua relação com o espírito - uma discussão que para Schelling ocorre sob o rótulo do papel dos elementos reais e ideais no desenvolvimento do sistema da filosofia. Desenvolveremos assim as teorias do status neutro ou inocente do corpo em relação ao espírito, por um lado, e da centralidade do espírito humano, em relação ao corpo e à alma, esclarecendo a famosa afirmação de Schelling segundo a qual “o espírito não é o mais elevado”, por outro. Nossa tese antropológica principal é que o humanismo e o antropocentrismo de Schelling não implicam uma posição de privilégio e um direito à dominação, mas, ao contrário, uma suprema responsabilidade moral e metafísica diante de todos os seres criados.
Referências
ALDERWICK, C. “Schelling’s Ontology of Powers”. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2021.
BAUMGARTNER, H. M. “Von der Notwendigkeit dualer Weltbetrachtung”. In: L. Scheffczyk (ed.), 1990, pp. 185-206.
BEISER, F. C. „German Idealism. The Struggle against Subjectivism, 1781–1801.” Cambridge: Harvard University Press, 2002.
BOWIE, A. “Schelling and modern european philosophy. An introduction.” London: Routledge, 1993.
BRACKEN, J. A. „Freiheit und Kausalität bei Schelling.“ Friburgo: K. Alber, 1972.
BRATA DAS, S. “The Political Theology of Schelling.” Edinburgh: Edinburgh University Press, 2016.
BRUNO, A. G. (ed.). “Schelling’s Philosophy. Freedom, Nature, and Systematicity.” Oxford: Oxford University Press, 2020.
CARRASCO CONDE, A. “La limpidez del mal”. Madrid: Plaza y Valdés, 2013.
FISCHBACH, F. “La pensée politique de schelling”. Les Études philosophiques, 56, 2001, pp. 31-48.
FRANK, M. “‘Identity and non-identity’: Schelling’s path to the ‘absolute system of identity’”. In: L. Ostaric (ed.), 2014, pp. 120-144.
GERLACH, S. „Handlung bei Schelling. Zur Fundamentaltheorie von Praxis, Zeit und Religion im mittleren und späten Werk“. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2019.
HEIDEGGER, M. „Gesamtausgabe“, II. Abteilung: Vorlesungen 1919-1944, Band 42. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1988. (= GA)
HERMANNI, F. „Die letzte Entlassung. Vollendung und Scheitern des abendländischen Theodizee-proyektes in Schellings Philosophie“. Viena: Passenger Verlag, 1994.
JUSSAUME, A. “Schelling’s Metaphysics of Love”. Idealistic Studies, 48, 3, 2018, pp. 211-236.
KAIN, P. J. “Rousseau, the General Will, and Individual Liberty”. History of Philosophy Quarterly, 7, 3, 1990, pp. 315-334.
KOSCH, M. “Freedom and Reason in Kant, Schelling, and Kierkegaard”. Oxford: Clarendon Press, 2006.
LACHS, J. “Fichte’s Idealism”. American Philosophical Quarterly, 9, 4, 1972, pp.311-318.
LAWRENCE, J. P. “Schelling: Philosopher of tragic dissonance”. In: A. D. Schrift (ed.), 2010, pp. 163-186.LINDBERG, S. “The Remains of the Romantic Philosophy of Nature: Being as Life, or the Plurality of Living Beings?”. CR: The New Centennial Review, 10, 3, 2010, pp. 37–54.
MARQUET, J.-F. “Schelling et l’anticipation de l’éternité”. Les Études philosophiques, 2, 1981, pp. 141-153.
MCLACHLAN, J. “‘I’ve Loved You Since the Beginning of Time’: The Problem of the Person in Boehme, Schelling, Dostoevsky, Errol Flynn, and Jan Olof Bengtsson”. The Pluralist, 3, 2, 2008, pp. 81-99.
MÜLLER-LÜNESCHLOß, V. „Über das Verhältnis von Natur und Geisterwelt Ihre Trennung, ihre Versöhnung, Gott und den Menschen. Eine Studie zu F.W.J. Schellings »Stuttgarter Privatvorlesungen« (1810) nebst des Briefwechsels Wangenheim – Niederer – Schelling der Jahre 1809/1810“. Stuttgart-Bad Cannstatt: Frommann-Holzboog, 2012.
NASSAR, D. “An ‘Ethics for the Transition’ Schelling’s Critique of Negative Philosophy and Its Significance for Environmental Thought”. In: A. G. Bruno, (ed.), 2020, pp.231-248.
______. “The romantic absolute”. Chicago/London: University of Chicago Press, 2014.
NIETZSCHE, F. W. „Kritische Studienausgabe“. G. Colli & M. Montinari, (eds.), 15 Bände. München: Walter de Gruyter, 1967-1977.
OSER, T. „Sprünge über den Horizont des Denkens. Interpretationen zum mittleren Schelling 1806-1811“. PhD Dissertation: Freie Universität Berlin, 1997.
OSTARIC. L. (ed.). “Interpreting Schelling: Critical Essays”. Cambridge, Cambridge University Press, 2014.
PINKARD, T. “How to Move from Romanticism to Post-Romanticism: Schelling, Hegel, and Heine”. European Romantic Review, 21, 3, 2010, pp. 391–407.
RODRÍGUEZ, J. J. “A Dark Nature. Schelling on the world and freedom in the years 1806-1810.” Idealistic Studies, 52, 2, 2022, pp. 179-199.
ROHLF, M. “The Transition from Nature to Freedom in Kant´s Third Critique”. Kant–studien, 99/3, 2008, pp. 338-360.
SCHEERLINCK, R. „Philosophie und Religion« – Schellings Politische Philosophie“. München: Karl Alber, 2017.
SCHEFFCZYK, L. (ed.). “Dualismus versus Dualität. Aspekte neuzeitlicher Weltbetrachtung”. Friburgo/Múnich: Alber, 1990.
SCHELLING, F. W. J. „Schellings Sämtliche Werke“, XIV Bände. Stuttgart: Cotta, 1856-1861 (= SW).
______. (1946). „Die Weltalter. Fragmente. In dem Urfassungen von 1811 und 1813“. Múnich: Beck, 1993. (= WA)
SCHOPENHAUER, A. (1819). „Die Welt als Wille und Vorstellung“. Köln: Anaconda, 2009.
SCHRIFT, A. D. (ed.). “The history of continental philosophy”, Vol. 1. Chicago, Chicago University Press, 2010.
SCHULZE, W. A. “Zum Verständnis der Stuttgarter Privatvorlesungen Schellings”. Zeitschrift für philosophische Forschung, 11, 4, 1957, pp. 575-593.UNDERWOOD VAUGHT, A. „The Specter of Spinoza in Schelling’s Freiheitsschrift“. PhD Dissertation: Villanova University, 2011.
VETÖ, M. «De Kant à Schelling. Les deux voies de l´idéalisme allemand». 2 Vols. Grenoble: Jérôme Millon, 2000.
ZIZEK, S. (1996). “The indivisible remainder. An essay on Schelling and related matters”. Londres: Verso, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Kriterion

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.