A RUPTURA DO SEYENDE – CORPO,MAL E LIBERDADE NAS PRELEÇÕESPRIVADAS DE STUTTGART DE SCHELLING

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Palavras-chave:

Schelling, Corpo, Mal, Liberdade, Stuttgart, Seyende

Resumo

O objetivo deste artigo intitulado “A ruptura do Seyende” é duplo. Por um lado, pretendemos apresentar ao leitor pela primeira vez a concepção completa do corpo de Schelling em suas Palestras Particulares de Stuttgart como um momento marcante de sua metafísica média dominada pela formulação metafísica de um “realismo superior” que revigora o papel do corpo na vida e na experiência humana. Por outro lado, tentaremos destacar as inter-relações textuais e teóricas entre esta teoria schellinguiana do corpo e a discussão metafísica mais ampla sobre dualismo, pluralismo e epifenomenalismo ao pensar a corporeidade e sua relação com o espírito - uma discussão que para Schelling ocorre sob o rótulo do papel dos elementos reais e ideais no desenvolvimento do sistema da filosofia. Desenvolveremos assim as teorias do status neutro ou inocente do corpo em relação ao espírito, por um lado, e da centralidade do espírito humano, em relação ao corpo e à alma, esclarecendo a famosa afirmação de Schelling segundo a qual “o espírito não é o mais elevado”, por outro. Nossa tese antropológica principal é que o humanismo e o antropocentrismo de Schelling não implicam uma posição de privilégio e um direito à dominação, mas, ao contrário, uma suprema responsabilidade moral e metafísica diante de todos os seres criados.

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Publicado

11-02-2025

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Como Citar

A RUPTURA DO SEYENDE – CORPO,MAL E LIBERDADE NAS PRELEÇÕESPRIVADAS DE STUTTGART DE SCHELLING. Revista Kriterion, [S. l.], v. 65, n. 158, p. e-41997, 2025. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/kriterion/article/view/41997. Acesso em: 6 out. 2025.