O ensino da enfermagem psiquiátrica e saúde mental no curriculo por competências
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v15i4.50353Palavras-chave:
currículo, competência profissional, educação em enfermagemResumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos na Área da Saúde, lançadas em 2001, corroboraram com o currículo já desenvolvido na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e apontaram um novo desafio: o de trabalhar com um currículo integrado, orientado por competência profissional e baseado nas necessidades de saúde da população. Com a mudança do método, a abordagem de temas relacionados a disciplina de Enfermagem Psiquiátrica passou a ser trabalhada com os estudantes com base na sua vivência nos diversos cenários de ensino aprendizagem. O objetivo com esta pesquisa foi identificar se o profissional enfermeiro formado na FAMEMA tem conhecimento teórico para desenvolver as tarefas de enfermagem relacionadas às atividades assistenciais designadas à equipe multiprofissional dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nível 1. Trata-se de um estudo transversal. Para coleta de dados foi aplicado um questionário com questões abertas. A análise descritiva dos dados foi realizada por meio da comparação das respostas tendo como parâmetro as referências bibliográficas relacionadas aos temas investigados. Os resultados evidenciaram que o conhecimento construído pelos estudantes ao final do curso mostra-se insuficiente para o desenvolvimento das atividades assistenciais designadas à equipe multiprofissional dos Centros de Atenção Psicossocial. Conclui-se que, na área específica de enfermagem psiquiátrica e em saúde mental é preciso que os cenários de prática sejam reorganizados, buscando oferecer maior oportunidade de aprendizado aos estudantes, e que os professores, cumprindo o papel de facilitadores do processo de ensino aprendizagem, estimulem os estudantes na busca de conhecimentos nesta área.Publicado
01-12-2011
Edição
Seção
Pesquisa
Como Citar
1.
O ensino da enfermagem psiquiátrica e saúde mental no curriculo por competências. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2011 [citado 6º de outubro de 2025];15(4). Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50353