Mapa de conversação em diabetes

estratégia educativa na visão dos profissionais da saúde

Autores

  • Fernanda Figueredo Chaves Belo HorizonteMG, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem , Programa de Pós-Graduação, Brasil; UFMG, Escola de Enfermagem , Programa de Pós-Graduação
  • Fernanda Azeredo Chaves Belo HorizonteMG, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Brasil
  • Sumaya Giarola Cecílio Belo HorizonteMG, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem , Programa de Pós-Graduação, Brasil
  • Marta Araújo Amaral Belo HorizonteMG, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Brasil
  • Heloísa de Carvalho Torres Belo HorizonteMG, UFMG, Escola de Enfermagem , Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20150066

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Autocuidado, Educação em Saúde, Pessoal de Saúde

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar a visão dos profissionais da saúde sobre o Mapa de Conversação em Diabetes como estratégia educativa. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizado com 14 profissionais da saúde inseridos em unidades básicas de saúde da regional leste do município de Belo Horizonte, Minas Gerais (Brasil). Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada guiada pelas seguintes questões: "quais as práticas educativas que vêm sendo utilizadas na atenção primária?"; "de que modo vêm sendo utilizadas?"; e "quais os seus fundamentos?" Em seguida, foram realizados grupos focais por meio das questões norteadoras: "como você acha que é ter o diagnóstico de diabetes?"; "como você acha que é ter que seguir um plano de cuidados diários para a saúde?"; e "qual é a sua visão do Mapa de Conversação em Diabetes?" Os dados foram analisados com base no referencial de análise de conteúdo de Bardin, do qual emergiram duas categorias: a) o Mapa de Conversação como uma estratégia de aprendizagem participativa; b) fatores que interferem na prática educativa para o autocuidado. A utilização do Mapa de Conversação em Diabetes permitiu verificar a visão dos profissionais sobre uma nova estratégia para a construção do autocuidado em diabetes, reconhecendo-o, assim, como uma ferramenta apropriada para a condução das práticas educativas.

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Publicado

01-12-2015

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Mapa de conversação em diabetes: estratégia educativa na visão dos profissionais da saúde. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2015 [citado 4º de outubro de 2025];19(4). Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50061

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