História da arte técnica
uma reflexão sobreo emprego da história da arte e ciência no estudo de pinturas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15486Palavras-chave:
interdisciplinaridade, obra de arte, História da Arte TécnicaResumo
O presente trabalho busca caracterizar epistemologicamente o emergente campo de estudo no Brasil denominado História da Arte Técnica, que reúne métodos de investigação da História da Arte, das análises físico-químicas e da Ciência da Conservação aplicados aos objetos artísticos culturais. As teorias clássicas das Ciências Humanas (principalmente História da Arte) e Ciências Naturais (Física, Química e Biologia) são analisadas com o propósito de investigar – através das contribuições dessas áreas nos processos de restauração, autenticação e estudo das técnicas e materiais de pinturas sobre tela e madeira – os pontos de contato na conformação da prática interdisciplinar proposta pela História da Arte Técnica.
Referências
AINSWORTH, M. W. From connoisseurship to Technical Art History- The Evolution of the Interdisciplinary Study of Art. In: The Getty Conservation Institute Newsletter, v.20,n. 1, 2005. BAZIN, Germain. História da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes,1989. BURKE, Peter. Uma História Social do Conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. FEYERABEND, P. Contra o método. São Paulo: UNESP, 2007.GILARDONI, A. X-rays in art: physics-techniques-applications. Italy: Gilardoni S.P.A., 1977. KHANDEKAR, N. A Diverse Discipline: A Discussion about Conservation Science.Disponível em: http:// www. Getty.edu/conservation/publications/newsletters/ pdf/v.20.n2 pdf 2005. Acesso em: 2 de março de 2006. LASKO, P. LODWIJKS, J.. Curator and scientist: towards unity of aim.Museum v. 34, n.1,1982. p.31-32. LUKICHEVA, K. Artistic expertise and restoration. In: Conservation and Restoration of pictorial Art. IIC, Butterworth’s, London, 1987.p. 553-554. RIEGL, Aloïs. Le culte moderne des monuments. Son essence et sa genèse. Tradução Daniel Wieczorek. Paris:Seuil, 1984. SCHAPIRO, M. Estilo. Buenos Aires: Ediciones, 1978. SOUZA, Luiz Antonio Cruz. Panorama Brasileiro na relação entre Ciência e conservação de acervos. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, EBA/UFMG, Belo Horizonte, V. 1, 2008. p.32-51. URBANI, G. La scienza e l’art della conservazione. In: Ricerche di storia dell’arte.n. 16, 1982.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Alessandra Rosado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.