Vol. 18 (2025): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

Belo Horizonte-MG, Brasil

Publicado: 29/11/2024

Publicación continua

Publicado: 29-11-2024

Artículos

  • Attitudes and perceptions the role of artificial intelligence in the training of future secondary school foreign language teachers

    Noelia Mª Galán-Rodríguez, María Bobadilla-Pérez, Eduardo Barros-Grela
    e51692
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51692
  • Validación de una lista de verificación para el diseño de una Nubeteca

    Blanca Florido Zarazaga, Manuel Francisco Romero Oliva
    e54211
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54211
  • Proposta de modelo para votação eletrônica utilizando Blockchain e Contratos Inteligentes

    José Alves de Lima Neto, Rafael Oliveira Vasconcelos
    e50815
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.50815
  • Padlet ¿ muro virtual para mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje en el nivel superior?

    Ricardo-Adán Salas-Rueda, Eduardo Domínguez-Herrera, Ricardo Castañeda-Martínez
    e49123
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.49123
  • Educational methodologies and didactic audiovisual translation Results of an implementation of combined revoicing and subtitling in a class of primary education with the Montessori method

    Edurne Goñi-Alsúa, Galder Rejas Vicente
    e51717
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51717
  • Perfil dos grupos de pesquisa no Piauí entrelaçando linhas de saberes

    Márcio Nannini da Silva Florêncio, Romario Martins de Sousa, Benedita Marta Gomes Costa
    e54310
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54310
  • La netnografía en la investigación lingüística

    Marco Lovón
    e46890
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.46890
  • O software “AutorIA” análise da usabilidade por estudantes de um curso de Geografia

    Marília de Carvalho Caetano Oliveira, Fernando Augusto Teixeira
    e55336
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55336
  • Emergência da extensão universitária digital boas práticas e direcionamentos

    João Alexandre Peschanski, Amanda Chevtchouk Jurno, Alexander Maximilian Hilsenbeck Filho
    e56372
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56372
  • Proposta de algoritmo de classificação automática de papéis semânticos em português no âmbito do modelo Abstract Meaning Representation

    Jackson Wilke da Cruz Souza, Pedro Semcovici, Thiago Alexandre Salgueiro Pardo
    e55346
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55346
  • Impacto de la tecnología en el aprendizaje en la educación superior una revisión sistemática de literatura

    Vicente Gabarda Méndez, Cristina Gabarda Méndez, Nuria Cuevas Monzonís, Andrea Cívico Ariza
    e51463
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51463
  • Redes comunicativas universitarias sNOOC por la educación mediática de la tercera edad

    Javier Gil-Quintana, Eduardo García Blazquez, José Javier Hueso Romero, Luis Miguel Romero Rodríguez
    e53823
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53823
  • A convergência das artes no gênero discursivo songfic dialogismo, multimodalidade e literatura infanto-juvenil na era digital

    Vinicius Viana Busatto, Márcia Helena de Melo Pereira
    e53269
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53269
  • Análise de ambiguidade linguística em modelos de linguagem de grande escala (LLMs)

    Lavínia Moraes, Irene Cristina Silvério, Rafael Alexandre Sousa Marques, Bianca de Castro Anaia, Dandara Freitas de Paula, Maria Carolina Schincariol de Faria, Iury Cleveston, Alana de Santana Correia, Raquel Meister Ko Freitag
    e53181
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53181
  • Realidad mixta, virtual y aumentada tecnologías para el aprendizaje

    Julio Cabero-Almenara, Margarita Rodríguez Gallego, Carmen Llorente-Cejudo
    e49561
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.49561
  • Estruturas de apoio às humanidades abertas

    Andrey Anderson dos Santos, Edna Karina Lira, Eliana Maria dos Santos Bahia, Edgar Bisset-Alvarez
    e53776
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53776
  • Entre fatos e relatos as dimensões da identidade profissional e da competência digital docente

    Daiane Padula Paz, Edilson Pontarolo, Rosa Vázquez Recio, Franciele Clara Peloso
    e53547
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53547
  • Transformación digital en la educación superior desde la perspectiva internacional mapeo sistemático de la literatura

    Vannessa Lucía Sandoval Benavides, Maricela López-Ornelas
    e51996
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51996
  • Aprendizagens repercutidas a partir da metodologia Digital Storytelling estudo de caso em uma turma de Pedagogia

    Marina Rodrigues da Silva Lopes, Késsia Mileny de Paulo Moura
    e51865
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51865
  • Letramento digital no ensino de língua inglesa uma revisão bibliográfica

    Daniela de Paula Farias, Taisa Pinetti Passoni
    e54765
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54765
  • Tecnologia, inovação e modelos de negócio nos jornais regionais portugueses

    Marta Santos Silva, Adriana Gonçalves, Ricardo Morais
    e55812
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55812

Reseñas críticas

  • Resenha de Hacking hybrid media: power andpractice in an age of manipulation

    Joao Carlos Sousa
    e56424
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56424