v. 16 (2023): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

					Visualizar v. 16 (2023): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

Belo Horizonte-MG, Brasil

Publicado em: 31 de outubro de 2022

Publicação contínua

Publicado: 31-10-2022

Artigos

  • Narrativas digitais e textos multissemióticos relato de intervenção pedagógica no ensino de língua portuguesa

    Claudia Barbeta
    e46445
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46445
  • Faticidade e polidez em vereditos de vídeos tutoriais do YouTube

    Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Joao Pedro Marques
    e46959
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46959
  • Mediaa Music, inovando o método de ensino/aprendizagem da língua inglesa através de músicas

    Daniel García Mercado, Arturo Amaya Amaya, Daniel Cantú Cervantes
    e46297
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46297
  • Expressões de busca e o uso de diferentes operadores avançados de pesquisa em um mecanismo de busca

    Antonio Carlos Picalho, Luciane Maria Fadel, Alexandre Leopoldo Gonçalves
    e47531
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.47531
  • Materiais didáticos digitais para o ensino/aprendizagem das ciências naturais uma análise bibliométrica

    Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa, Diana Marín Suelves, Cecilia V. Becerra-Brito, Antía Cores Torres
    e46865
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46865
  • Os memes e a polêmica velada sobre o ensino remoto emergencial

    Rafael Lira Gomes Bastos
    e46126
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46126
  • Práticas pedagógicas no ensino superior com Internet das Coisas metodologias, ferramentas e perspectivas futuras

    Lucio Agostinho Rocha
    e38608
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.38608
  • Conceitualização e modelo da educação STEAM o que é (e o que não é) essa abordagem educacional?

    Jefferson Rodrigues-Silva, Ángel Alsina
    e44946
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.44946
  • Professores universitários condições de teletrabalho e uso de tecnologias no contexto do ensino remoto de emergência

    Angélica Janeth Cortez Soto, Sara Guadalupe Unda Rojas, Pedro Gil-LaOrden, Marlene Rodríguez Martínez, José Horacio Tovalín Ahumada
    e42793
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42793
  • A necessidade de decolonialismo linguístico na legendagem em inglês

    Marco Lovón
    e41785
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41785
  • Desenvolvimento de ferramentas computacionais para o processamento de dados dialetais e lexicográficos

    Jorge Luiz Nunes dos Santos Junior
    e42302
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42302
  • Ferramenta tecnológica para avaliar a compreensão de um texto argumentativo na língua materna espanhola

    Rosa Ana Martín Vegas, Marta Seseña Gómez
    e46444
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46444
  • Influência da aplicação de um plano de leitura na motivação, inteligência emocional, fluência e compreensão leitora em alunos espanhóis do ensino fundamental

    José-Antonio Marín-Marín, Jesús López Belmonte, Georgios Lampropoulos, Antonio-José Moreno-Guerrero
    e41548
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41548
  • Uma proposta de arquitetura distribuída para votação eletrônica

    João Marcos Soares, Rafael Oliveira Vasconcelos
    e42204
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42204
  • Avaliando a motivação em sala instrução centrada no estudante como meio de engajar alunos irresponsivos

    Laura Ribeiro Araújo
    e46068
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46068
  • Um sistema de recomendação de rotas turísticas baseado em filtragem colaborativa

    Suzanne Loures Santos, Frederico Araújo Durão
    e41397
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41397
  • A inteligência artificial na educação os desafios do ChatGPT

    Karoline Santos Rodrigues, Olira Saraiva Rodrigues
    e45997
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45997
  • Análise de provas avaliativas sobre a eficácia do e-liderança no ensino superior

    José Manuel Palomino Fernández, María Pilar Cáceres Reche, Magdalena Ramos Navas-Parejo, Blanca Berral Ortiz
    e41988
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41988
  • Instagram, fast food e Pedagogia Histórico-Crítica ingredientes para o discurso a favor de uma alimentação saudável no contexto de ensino de inglês

    Elaine Cristina Gomes Aires de Oliveira, Samuel de Carvalho Lima
    e45190
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45190
  • Esfera pública e desinformação em contexto local

    Luísa Torre, Pedro Jerónimo
    e41881
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41881
  • O contexto universitário jordaniano pós-covid e os problemas da avaliação online

    Nabil Al-Awawdeh
    e42796
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42796
  • Aprendizagem Mediada por Dispositivos Móveis um estudo sobre affordances com vistas ao desenvolvimento das tarefas de leitura em inglês

    Eduardo Simão dos Santos, Júnia de Carvalho Fidelis Braga
    e42312
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42312
  • Eficácia das intervenções baseadas em tecnologia para promover a aprendizagem autorregulada em estudantes universitários uma meta-análise

    Fabiola Sáez-Delgado, Francisca Parra, Pilar Jara, Javier Mella-Norambuena, Yaranay López-Angulo
    e46636
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46636
  • Nativos e imigrantes digitais no contexto da COVID-19 as contradições de uma diversidade de mitos

    Julio Cabero-Almenara, Rubicelia Valencia-Ortiz, Carmen Llorente-Cejudo, Antonio de Padua Palacios-Rodríguez
    e42233
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42233
  • O Automated Guided Vehicle como um micromundo de aprendizagem matemática uma perspectiva construcionista

    Fernando da Costa Barbosa, Daniel da Silveira Guimarães, Élida Alves da Silva, Deive Barbosa Alves, Mônica da Cunha Alves Alves
    e46113
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46113
  • Escrever texto e produzir código limpo duas realidades do mesmo processo para estudantes de engenharia

    Cristian Olivares-Rodríguez, Gabriel Valdés-León, Martha Vidal-Sepúlveda, Romina Oyarzún-Yañez
    e41439
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41439
  • Bases sociocognitivas do discurso de ódio online no Brasil uma revisão narrativa interdisciplinar

    Ana Luísa Freitas, Ruth Lyra Romero, Fernanda Naomi Pantaleão, Paulo Sérgio Boggio
    e46002
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46002
  • A videoanimação “Purl” uma análise na perspectiva da Semiótica Sociointeracional

    Jaciluz Dias Fonseca, Helena Maria Ferreira, Marta Cristina da Silva, Isabela Vieira Lima
    e45482
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45482
  • Máscaras pandêmicas uma revisão sistemática sobre os impactos da máscara no reconhecimento das emoções

    Thiago Dantas, Julian Tejada, Raquel Meister Ko. Freitag
    e41598
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41598
  • Videogames independentes na Wikipedia análise das referências utilizadas para representar jogos com possibilidades educativas

    Jorge Oceja, Ángel Obregón Sierra
    e42234
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42234
  • Situação linguística em Kiev no início do século XXI material de uma pesquisa em massa no aplicativo móvel "Kyiv Digital"

    Mariia Boiko, Mykhailo Vintoniv
    e46196
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46196
  • Os robôs educacionais são bons para o aprendizado comunicativo de inglês para alunos do ensino fundamental?

    Xiaotong Yu, Maria Angeles Gutierrez-Garcia, Roberto Soto-Varela
    e41469
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41469
  • Tecnologias a serviço de quem? Um diálogo entre Álvaro Vieira Pinto, Evgeny Morozov, Paulo Freire e Sérgio Guimarães sobre capitalismo de vigilância na educação

    Janaína do Rozário Diniz, Renata de Souza França
    e42201
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42201
  • Avaliação por docentes sobre o papel dos avanços tecnológicos no ensino

    Yousef Methkal Abd Algani, Zehavit Gross
    e46036
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46036
  • Uso dos algoritmos Machine Learning para analisar o Moodle e os telefones inteligentes no processo educativo da Física

    Ricardo-Adán Salas-Rueda , Jesús Ramírez-Ortega, Selene-Marisol Martínez-Ramírez, Clara Alvarado-Zamorano
    e41293
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41293
  • Efeitos das operações de pré-edição na tradução audiovisual usando o TRADOS uma análise experimental das traduções de estudantes sauditas

    Chaouki Bounaas, Bahia Zemni, Fadiah Al Shehri, Mimouna Zitouni
    e45539
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45539

Dossiê 2023: Novos ambientes educativos para leitura: alfabetização, multimodalidade e transmidialidade

  • O livro ilustrado de não-ficção na formação dos leitores análise das chaves discursivas e culturais da leitura na sociedade digital

    Rosa Tabernero Sala, Daniel Laliena
    e41926
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41926
  • Letramento multimodal e pluriletramentos na educação básica por meio da narrativa transmídia El niño, el topo, el zorro y el caballo, de Charlie Mackesy

    María Victoria López-Pérez, María Bobadilla-Pérez
    e41879
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41879
  • Booktubers brasileiros canais literários de incentivo à leitura

    Lia Machado Fiuza Fialho, Vanusa Nascimento Sabino Neves
    e39079
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.39079
  • Gravando vídeos educação literária multimodal

    Consuelo Allué, Daniel Cassany
    e41797
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41797
  • Expansão transmídia de uma história para desenvolver a interpretação literária

    Angélica Montaner Henríquez, Alba Ambrós-Pallarés
    e41570
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41570
  • A contação de histórias como recurso didático-comunicativo para promover a leitura

    Álvaro Pérez García, Ignacio Sacaluga Rodríguez
    e40452
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.40452
  • Práticas letradas da sociedade tecnológica consumo de leitura no ensino superior

    Eva Álvarez Ramos, Belén Mateos Blanco, Leyre Alejaldre Biel
    e42044
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42044
  • A socialização da leitura e da escrita fandom, redes e visibilidade editorial

    José Antonio Cordón García, María Muñoz Rico
    e37067
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.37067
  • Práticas literárias na rede de futuros professores do ensino primário

    Magdalena López Pérez, Guadalupe de la Maya Retamar
    e41886
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41886
  • Ferramentas virtuais na concepção de leitura de futuros professores uma exploração lexical

    Ester Trigo Ibanez, Inmaculada Clotilde Santos Díaz
    e41798
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41798
  • Promoção da leitura e transmídia Da criação editorial ao book trailer como um epitexto fictício

    Manuel Francisco Romero Oliva, Hugo Heredia Ponce, Carmen Romero Claudio
    e42047
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42047

Relatos de experiência

  • Diálogos latino-americanos e aprendizagem de espanhol relato de experiência de Teletandem na UFCG

    Gabrielle Alves de Souza, Ruth Lins da Silva, Raissa Layane de Deus Souza, Daniel Guillermo Gordillo Sánchez
    e42638
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42638

Ensaios

  • Formação e competência digital de professores do Ensino Médio na Espanha

    Verónica Mas García, Vicente Gabarda Méndez, José Peirats Chacon
    e44851
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.44851

Resenhas críticas

  • Resenha de Formação docente em língua inglesa diferentes perspectivas

    Lauro Sérgio Machado Pereira
    e42097
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42097
  • Resenha de Identidades docentes y formación de profesorado en Didáctica de la Lengua y la Literatura

    Milagrosa Parrado Collantes
    e42105
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42105
  • Resenha de Designing for democracy: how to build community in digital environments

    Joao Carlos Sousa
    e46902
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46902