Perception of Intonational Patterns and Speaker’s Intentionality in English Yes-No Questions Produced by Brazilians

Authors

  • Leonice Passarella dos Reis Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC)
  • Alison Roberto Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Rosane Silveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.24.1.65-97

Keywords:

L2 Perception, Intonational Patterns, Neutral Yes-No Questions, Intentionality, L2 Phonology.

Abstract

Resumo: O presente estudo investigou a percepção de diferentes padrões entoacionais e da intencionalidade do falante em perguntas interrogativas totais do inglês. Os falantes foram seis brasileiros que gravaram um diálogo. Os ouvintes foram 31 brasileiros de diferentes partes do país que realizaram um Teste de Percepção da Modalidade da Sentença e um Teste de Percepção da Intencionalidade. Três contornos diferentes foram testados: padrão do inglês americano; padrão do português brasileiro; e padrão encontrado na interlíngua dos falantes. Os resultados demonstram que os padrões do inglês americano e do português brasileiro foram geralmente percebidos como interrogativas totais e percebidos inadequadamente como interrogativas WH. O padrão encontrado na interlíngua dos falantes foi na maioria das vezes percebido como interrogativas totais. O Teste de Percepção da Intencionalidade revelou que os ouvintes consideravam que os falantes faziam uso de interrogativas totais na maioria das vezes, o que parcialmente está de acordo com os resultados do teste de percepção. Não obstante, as intenções dos falantes foram interpretadas com muita variabilidade, o que pode ter sido um efeito do teste.

Palavras-chave: percepção em L2; padrões entoacionais; interrogativas totais neutras; intencionalidade; fonologia da L2.

Abstract: The current study investigated the perception of different intonational patterns and speaker’s intentionality in English yes-no questions produced by Brazilian Portuguese speakers of English. The speakers were six Brazilians who recorded a dialogue. The listeners were 31 Brazilians from different parts of the country who took a Perception of Sentence Modality Test and a Perception of Intentionality Test. Three different contours were tested: English-L1 like, Brazilian-Portuguese like, and Interlanguage like. Results demonstrate that English-L1 like and Brazilian-Portuguese like were generally perceived as yes-no and misperceived as wh-questions, whereas Interlanguage like tended to be mostly perceived as yes-no questions. In the Perception of Intentionality Test, there was a tendency for listeners to consider that the speakers were asking neutral yes-no questions most of the times, which somewhat is in tune with the results obtained at the perception test. Speakers’ intentions were also interpreted by listeners with much variability, which could have been a test effect.

Keywords: L2 Perception; Intonational Patterns; Neutral Yes-No Questions; Intentionality; L2 Phonology.

Author Biographies

  • Leonice Passarella dos Reis, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC)
    Possui mestrado em Linguística Aplicada (Aquisição de Língua Estrangeira) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente, é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em inglês (PGI) e professora de inglês na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC). Integra o Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira (NUPFFALE) e o GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL. Tem interesse pelos seguintes eixos de pesquisa: fonética e fonologia; instrução e produção da fala na L2; inteligibilidade e variáveis linguísticas e não linguísticas que a influenciam; comunicação entre falantes nativos e não nativos.
  • Alison Roberto Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Possui mestrado em Linguística Aplicada (Fonética e Fonologia) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente, é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em inglês (PGI). Integra o Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira (NUPFFALE) e o GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL. Tem interesse pelos seguintes eixos de pesquisa: fonética acústica; instrução e produção da fala na L2; inteligibilidade e variáveis linguísticas e não linguísticas que a influenciam; comunicação entre falantes nativos e não nativos.
  • Rosane Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/CNPq
    Possui doutorado e mestrado em Linguística Aplicada (Inglês), outorgados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação com licenciatura dupla (Inglês-Português) obtida na mesma universidade. Atua como professora adjunta do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (UFSC) e da Pós-Graduação em Inglês. Fez doutorado sanduíche por um ano na University of California at Los Angeles. Completou seus estudos de pós-doutorado no Teachers College (Columbia University) em 2008. Desenvolve pesquisa nas áreas de aprendizagem e ensino da pronúncia, bem como aquisição fonológica em uma segunda língua.

Downloads

Published

2016-01-07

How to Cite

Perception of Intonational Patterns and Speaker’s Intentionality in English Yes-No Questions Produced by Brazilians. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 65–97, 2016. DOI: 10.17851/2237-2083.24.1.65-97. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28411. Acesso em: 4 oct. 2025.

Similar Articles

1-10 of 37

You may also start an advanced similarity search for this article.