Coleções de arte além-mar
encontros e perspectivas entre Portugal e Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15477Palavras-chave:
arte em trânsito, coleções de arte, Portugal e BrasilResumo
O artigo trata de reflexões sobre colecionismo, a arte em trân-sito e de um panorama acerca das pesquisas recentes sobre
coleções de arte em Portugal e Brasil, promovidos a partir de
um encontro científico realizado em junho de 2014 na Funda-
ção Calouste Gulbenkian entre pesquisadores portugueses e
brasileiros em Lisboa.
Referências
AJZENBERG, Elza. A coleção Franscisco Matarazzo-Ciccillo e sua trajetória. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014,p.587-600. BAIÃO, Joana. O amigo brasileiro: Luís Fernandes (1859-1922). In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.455-469. BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009. CARNEIRO, José Manuel Martins. Algumas coleções de arte de Ricardo Espírito Santo Silva - 1900-1955. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.573-586. COSTA, Alexandrina. De Macau para Lisboa – a coleção de arte chinesa do Muse do Centro Científico e Cultural de Macau. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.71-93. COUTO, Maria de Fátima Morethy. A afirmação de um novo gosto no Brasil: as coleções de arte moderna de Tarsila do Amaral e Olivia Guedes Penteado. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.557-572. DIAS, João Carvalho. O catálogo de arte e suas imagens. Esboço de um percurso. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p. 627-638. GRILO, Fernando Jorge Artur. Colecionismo e mercado de arte em Portugal n início do século XX. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.487-501. FRONER, Yacy-Ara. O acervo em marfim luso-afro-oriental no Brasil na coleção Mário de Andrade. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.95-107. HORTA, Cristina Ramos.A cerâmica artística das Caldas na coleção de D. Fernando II. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.139-149. LOCHSCHMIDT, Maria Fernanda. As porcelanas chinesas do colecionador Jerônimo Ferreira das Neves. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.109-120. MALTA, Marize (org.). O ensino artístico, a história da arte e o museu D. João VI. Rio de Janeiro: EBA-UFRJ, 2010. MALTA, Marize; PEREIRA, Sonia Gomes; CAVALCANTI, Ana (orgs.). Novas perspectivas para o estudo da arte no Brasil de entresséculos. Rio de Janeiro: EBA-UFRJ, 2012. MALTA, Marize; PEREIRA, Sonia Gomes; CAVALCANTI, Ana (orgs.).. Ver para crer: visão, técnica e interpretação na Academia. Rio de Janeiro: EBA-UFRJ, 2013. NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014. NETO, Maria João. Construção e desconstrução de coleções: o mercado da arte em Roma no período napoleônico aos olhos dos diplomatas portugueses.In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.51-69. NÓBREGA, Patrícia. O azulejo em circulação. A coleção Nepomuceno. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.167-179. OLIVEIRA, Emerson D. G. de. Uma coleção em disputa: Abelardo Rodrigues e as identidades da arte. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.665-679. PEREIRA, Cláudia Matos. Entre o sibilar das granadas e a saudade dos minuetos: travessias entre a estética de Vieira da Silva e o olhar connaisseur-poético de Murilo Mendes. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.539-554. PEREIRA, Sonia Gomes (org.). 180 anos de Escola de Belas Artes. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. PEREIRA, Sonia Gomes. 185 anos de Escola de Belas Artes. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001/2002. PEREIRA, Sonia Gomes. Coleção Jerônimo Ferreira das Neves: uma coleção portuguesa no Museu D. João VI no Rio de Janeiro. In: Actas do III Seminário Internacional Luso-Brasileiro. Porto: CEPESE/Universidade do Porto, 2009, p. 245-259. PEREIRA, Sonia Gomes. O acervo do museu D. João VI da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a coleção Jerônimo Ferreira das Neves. n: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.9-22. SERRÃO, Vitor. Mecenas e colecções em Portugal na Idade Moderna: dos Castro da Penha Verde aos Basto de Évora, e uma encomenda em Pernambuco. NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.23-47. SILVA, Frederico Fernando Souza Silva. Coleção Arthur Azevedo: impressões sobre um acervo. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.517-525. SOARES, Clara Moura. D. Pedro, I do Brasil, IV de Portugal. O ‘gosto do bello’ e o incremento das belas-artes: traços de um perfil quase desconhecido do rei soldado. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.381-398. TAVORA, Maria Luisa. A coleção Monica e George Kornis no Rio de Janeiro: a gravura informal e a história da gravura moderna no Brasil. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.505-516. TURAZZI, Maria Inez. Arte e comemoração: coleções colecionadores no IV centenário do Rio de Janeiro. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.307-346. VAIRO, Giulia Rossi. A bem da nação: a passagem da coleção Burnay nos museus nacionais. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.471-486. VOLPI, Maria Cristina. Penas para que te quero! O circuito da arte plumária não indígena brasileira nos oitocentos. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.183-194. VLACHOU, Foteini. Comprar pintura europeia: o caso da Coleção Relvas. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p. 425-440. XAVIER, Hugo. As doações do conde de Carvalhido à Academia de Belas Artes de Lisboa. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.399-424.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Marize Malta, Maria João Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.