Coleções de arte além-mar
encontros e perspectivas entre Portugal e Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15477Palabras clave:
arte em trânsito, coleções de arte, Portugal e BrasilResumen
O artigo trata de reflexões sobre colecionismo, a arte em trân-sito e de um panorama acerca das pesquisas recentes sobre
coleções de arte em Portugal e Brasil, promovidos a partir de
um encontro científico realizado em junho de 2014 na Funda-
ção Calouste Gulbenkian entre pesquisadores portugueses e
brasileiros em Lisboa.
Referencias
AJZENBERG, Elza. A coleção Franscisco Matarazzo-Ciccillo e sua trajetória. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014,p.587-600. BAIÃO, Joana. O amigo brasileiro: Luís Fernandes (1859-1922). In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.455-469. BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009. CARNEIRO, José Manuel Martins. Algumas coleções de arte de Ricardo Espírito Santo Silva - 1900-1955. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.573-586. COSTA, Alexandrina. De Macau para Lisboa – a coleção de arte chinesa do Muse do Centro Científico e Cultural de Macau. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.71-93. COUTO, Maria de Fátima Morethy. A afirmação de um novo gosto no Brasil: as coleções de arte moderna de Tarsila do Amaral e Olivia Guedes Penteado. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.557-572. DIAS, João Carvalho. O catálogo de arte e suas imagens. Esboço de um percurso. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p. 627-638. GRILO, Fernando Jorge Artur. Colecionismo e mercado de arte em Portugal n início do século XX. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.487-501. FRONER, Yacy-Ara. O acervo em marfim luso-afro-oriental no Brasil na coleção Mário de Andrade. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.95-107. HORTA, Cristina Ramos.A cerâmica artística das Caldas na coleção de D. Fernando II. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.139-149. LOCHSCHMIDT, Maria Fernanda. As porcelanas chinesas do colecionador Jerônimo Ferreira das Neves. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.109-120. MALTA, Marize (org.). O ensino artístico, a história da arte e o museu D. João VI. Rio de Janeiro: EBA-UFRJ, 2010. MALTA, Marize; PEREIRA, Sonia Gomes; CAVALCANTI, Ana (orgs.). Novas perspectivas para o estudo da arte no Brasil de entresséculos. Rio de Janeiro: EBA-UFRJ, 2012. MALTA, Marize; PEREIRA, Sonia Gomes; CAVALCANTI, Ana (orgs.).. Ver para crer: visão, técnica e interpretação na Academia. Rio de Janeiro: EBA-UFRJ, 2013. NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014. NETO, Maria João. Construção e desconstrução de coleções: o mercado da arte em Roma no período napoleônico aos olhos dos diplomatas portugueses.In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.51-69. NÓBREGA, Patrícia. O azulejo em circulação. A coleção Nepomuceno. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.167-179. OLIVEIRA, Emerson D. G. de. Uma coleção em disputa: Abelardo Rodrigues e as identidades da arte. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.665-679. PEREIRA, Cláudia Matos. Entre o sibilar das granadas e a saudade dos minuetos: travessias entre a estética de Vieira da Silva e o olhar connaisseur-poético de Murilo Mendes. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.539-554. PEREIRA, Sonia Gomes (org.). 180 anos de Escola de Belas Artes. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. PEREIRA, Sonia Gomes. 185 anos de Escola de Belas Artes. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001/2002. PEREIRA, Sonia Gomes. Coleção Jerônimo Ferreira das Neves: uma coleção portuguesa no Museu D. João VI no Rio de Janeiro. In: Actas do III Seminário Internacional Luso-Brasileiro. Porto: CEPESE/Universidade do Porto, 2009, p. 245-259. PEREIRA, Sonia Gomes. O acervo do museu D. João VI da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a coleção Jerônimo Ferreira das Neves. n: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.9-22. SERRÃO, Vitor. Mecenas e colecções em Portugal na Idade Moderna: dos Castro da Penha Verde aos Basto de Évora, e uma encomenda em Pernambuco. NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.23-47. SILVA, Frederico Fernando Souza Silva. Coleção Arthur Azevedo: impressões sobre um acervo. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.517-525. SOARES, Clara Moura. D. Pedro, I do Brasil, IV de Portugal. O ‘gosto do bello’ e o incremento das belas-artes: traços de um perfil quase desconhecido do rei soldado. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.381-398. TAVORA, Maria Luisa. A coleção Monica e George Kornis no Rio de Janeiro: a gravura informal e a história da gravura moderna no Brasil. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.505-516. TURAZZI, Maria Inez. Arte e comemoração: coleções colecionadores no IV centenário do Rio de Janeiro. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.307-346. VAIRO, Giulia Rossi. A bem da nação: a passagem da coleção Burnay nos museus nacionais. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.471-486. VOLPI, Maria Cristina. Penas para que te quero! O circuito da arte plumária não indígena brasileira nos oitocentos. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.183-194. VLACHOU, Foteini. Comprar pintura europeia: o caso da Coleção Relvas. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p. 425-440. XAVIER, Hugo. As doações do conde de Carvalhido à Academia de Belas Artes de Lisboa. In: NETO, Maria João; MALTA, Marize (eds.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio, 2014, p.399-424.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Marize Malta, Maria João Neto

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.