Masacre de Puerto Montt: Apuntes en torno a la reconstrucción histórica del arte no-objetual
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15479Palavras-chave:
documentação artística, arte latino-americana, práticas conceptualistas e reconstrução históricaResumo
Nos últimos anos, os museus começaram a reconhecer a necessidade de adquirir, catalogar e exibir documentos relacionados às práticas conceitualistas latino-americanas. O que caracteriza essa arte vanguardista de ruptura foi sua natureza efêmera, conceitual, imaterial, performática ou baseada no não-objeto. A reconstrução desses objetos documentais e de sua exposição como obras de arte envolvem uma série de problemáticas curatorial e catalográficas, uma vez que seu regresso ao Museu abre questões sobre sua atualização, como obras de arte ou como documentação artística. Este breve texto toma como exemplo a reconstrução do Massacre de Puerto Montt (1969), do artista uruguaia Luis Camnitzer e abre uma série de perguntas em torno de sua reinstalação museográfica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Joaquín Barriendos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.