A RECONTEXTUALIZAÇAO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Néri Emílio Soares Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.39299

Palavras-chave:

Políticas curriculares, Educação Profissional, Trabalho docente

Resumo

O texto analisa os fatores que influenciam no trabalho dos professores no processo de recontextualização curricular. Foi realizado um estudo de caso de uma instituição de educação profissional do estado de Goiás com a realização de análise documental e entrevista. Os interlocutores da pesquisa foram sete professores, sendo dois professores da área técnica e cinco do núcleo comum. O estudo foi realizado a partir da noção de recontextualização curricular e do trabalho docente pela perspectiva da ergologia. Foram identificados os seguintes fatores que influenciam na recontextualização curricular dos professores participantes da pesquisa: organização do trabalho pedagógico, história de vida dos professores e o significado social da instituição, dimensão pessoal e o caráter socioeconômico do trabalho, estudantes, campo disciplinar, área de atuação, experiência profissional, políticas educacionais e curriculares e os valores dos professores.

Biografia do Autor

  • Néri Emílio Soares Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

    Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

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Publicado

2023-01-24

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A RECONTEXTUALIZAÇAO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 115–129, 2023. DOI: 10.35699/2238-037X.2022.39299. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/39299. Acesso em: 4 out. 2025.

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