Estudos pós-graduados e a Ciência da Conservação
alguns trabalhos em curso na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15487Palabras clave:
Universidade Católica Portuguesa, Departamento de Arte e Restauro, CITARResumen
Na comunicação apresentada no II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração apresentaram-se exemplos de trabalhos de investigação em curso ou recentemente concluídos no Departamento de Arte e Restauro da EA/UCP, no âmbito dos cursos de mestrado e doutoramento, envolvendo alunos e professores em estreita colaboração. Fornecem-se neste artigo algumas referências bibliográficas dos trabalhos científicos produzidos, com vista à sua divulgação.
Referencias
BAILÃO, Ana; HENRIQUES, Frederico. Ciclos de calidad en los proyectos e intervenciónes en obras de arte pictóricas. In: V Congreso Grupo Español del IIC. Madrid: GEIIC, 2012. BAILÃO, Ana; SUSTIC, Sandra. Matching colours in pictorial retouching: influence of the three colour dimensions and colour distortion phenomena. In: ECR, 4. Porto: CITAR, 2012. BARATA, Carolina; ROCHA, Fernando; ANDREJKOVIČOVÁ, Slávka; REGUER, Solenn. Synchrotron SR-XRD analysis of ground micro samples from gilded Portuguese baroque retables. In: Abstract Book, XV International Clay Conference, 07-11 July 2013, Rio de Janeiro – Brazil. BARATA, Carolina; CRUZ, António João; ROCHA, Fernando. Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal - primeiros resultados. In: Atas do I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro. Porto: CITAR, 2012. BRITO, Ana. A pintura sobre contraplacado na obra de Abel Salazar, casos de estudo. In: Matrizes de Investigação em Conservação e Restauro. Porto: CITAR, 2014. BRITO, Ana. Estudo da Técnica pictórico de Abel Salazar. In: Através da Pintura: olhares sobre a matéria - estudos sobre pintores do Norte de Portugal. Porto: CITAR, 2011. CAMPOS MAIA, Bárbara [et al.]. Pelos caminhos da pintura de Vasco Fernandes: S. Pedro, modelo metodológico a seguir para o conhecimento do processo pictórico. In: Matrizes de investigação em conservação e restauro. Porto: CITAR, 2014. CAMPOS MAIA, Bárbara [et al.]. Obras de Grão Vasco e da sua oficina. In: Atas do Colóquio internacional das preparações na pintura portuguesa séculos XV e XVI. Lisboa: MNAA/FCT, 2013. MALTIEIRA, Rita. A tela na pintura portuguesa. Estudo de um conjunto de pinturas, do Museu Nacional Soares dos Reis. In: Matrizes de Investigação em Conservação e Restauro. Porto: CITAR, 2014. MALTIEIRA, Rita. A tela como suporte na exuberância do espaço arquitetónico português. Seu valor histórico, técnico e material como elemento essencial na estratégia de conservação. In: Atas das VIII Jornadas de Arte e Ciência. Porto: CITAR, 2013. MATOS, Frederico. Nicho da Escultura em Granito de São Francisco de Assis. In: Preservar Conservando. Patrimonio móvel e integrado da Ordem Terceira de São Francisco do Porto. Porto: OSF/CITAR, 2014. MOREIRA, Rita Macedo. Conservation issues of large rolled paintings on the Portuguese altarpieces. In: CeROArt [En ligne], 2013, http://ceroart.revues.org/3186.
PEIXOTO, Rita. A escultura sobre madeira S. Francisco de Assis, de Machado de Castro. In: Preservar Conservando. Patrimonio móvel e integrado da Ordem Terceira de São Francisco do Porto. Porto: OSF/CITAR, 2014. RODRIGUES, Rita. Pinturas do tecto em caixotões da Capela de Santa Bárbara, Felgar – Torre de Moncorvo. In: Revista do Centro de Estudos e Promoção da Investigação Histórica e Social dos Trás-os-Montes e Alto Douro, 2. Coimbra: Palimage, 2013. RODRIGUES, Rita. Pinturas do tecto em caixotões no distrito de Bragança. In: CEPIHS, 3. Coimbra: Palimage, 2013. RODRIGUES, Rita. As pinturas de tectos em caixotões. Um caso de estudo: A Igreja do antigo Convento de S. Salvador, em Braga. In: Através da Pintura: olhares sobre a Matéria. Estudos sobre Pintores do Norte de Portugal. Porto: CITAR, 2011. SANTOS, Sofia. Novos elementos para a história dos painéis da sacristia da Sé do Porto. In: ECR, 4. Porto: CITAR, 2012. SARAIVA, Sandra. Desenvolvimento de uma metodologia de interpretação de espectros de microfluorescência de raios X dispersiva de energia (EDXRF): contexto teório-prático e dificuldades experimentais. In: Matrizes de Investigação em Conservação e Restauro. Porto: CITAR, 2014. SOUSA, Maria João. Estudo Técnico e Material das Pinturas de Diogo Teixeira realizadas para a Capela de D. Lopo de Almeida. In: Matrizes de Investigação em Conservação e Restauro. Porto: CITAR, 2014. SOUSA, Maria João; CRUZ, António João. Materiais e Técnica do Painel Representando a Visitação Executado para o Retábulo da Capela de Santa Isabel (Porto), pelo Pintor Maneirista Diogo Teixeira. In: ECR, 4. Porto: CITAR, 2012. TAVARES, Carla. As telas de altar fixas e móveis de Pedro Alexandrino de Carvalho, no Norte de Portugal. In: Matrizes de Investigação em Conservação e Restauro. Porto: CITAR, 2014. TAVARES, Carla; VEIGA, Ana Rita. A pintura de altar: Estudo de um conjunto de obras de João Glama Stroberlle e de Pedro Alexandrino de Carvalho. In: Através da pintura: olhares sobre a Matéria. Estudos sobre pintores no Norte de Portugal. Porto: CITAR, 2011. TEIXEIRA, Maria de Fátima. A Morte de São Francisco de Assis. Estudo Conservação e Restauro. In: Preservar Conservando. Patrimonio móvel e integrado da Ordem Terceira de São Francisco do Porto. Porto: OSF/CITAR, 2014. TEIXEIRA, Andréa Carolina. O Cavaleiro da Ordem de Malta e as impregnações em suportes de tela. In: Preservar Conservando. Patrimonio móvel e integrado da Ordem Terceira de São Francisco do Porto. Porto: OSF/CITAR, 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Carolina Barata

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.